"a cortina que sobe
com a brisa que sopra --
me lembra um aceno
meninos na praça
o que fazem é brincar --
sem pressa de nada
chuva à tardinha
periquitos não se entendem
na hora do pouso
jornal de domingo --
espero que o sr. ministro
aprecie cerveja
algo importante
que eu não podia esquecer --
bolo de papel
pátio quase vazio
carros que procuram donos --
foi o que pensei
arvores do parque --
em forma e tão solitária
caminha a moça
a novela que ouço
terá quantos capítulos?
gatos no telhado
lagarta verde
medindo passos na folha --
pousa um sabiá
foi um aguaceiro
terá chovido o bastante?
nuvens entre os prédios
pareço amistoso
ao gato abandonado --
luzes no pátio
música do rádio
ah, as tais canções românticas!
noite chuvosa"
POR: SE GYN
Para quem não sabe o que é um haicai: O haicai é um pequeno poema com uma métrica de três versos, de 5-7-5 sílabas, que surgiu no Japão no século 16. No século 20 disseminou-se por todo o mundo. Sua maior expressão é Matsuo Bashô (1644-1694), poeta japonês criador do mais famoso de todos os haicais: "velho lago / mergulha a rã / fragor d'água.
Haikai (em japonês: 俳句, Haiku ou Haicai?) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).
Segundo Mr.Hoigays (1988), o primeiro autor brasileiro de Haicai foi Afrânio Peixoto, em 1919, através de seu livro Trovas Populares Brasileiras, onde prefaciou suas impressões a respeito do poema japonês.
Quem o popularizou, porém, foi Guilherme de Almeida, com sua própria interpretação da rígida estrutura de métrica, rimas e título. No esquema proposto por Almeida, o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo verso possui uma rima interna (A 2ª sílaba rima com a 7ª sílaba). A forma de haikai de Guilherme de Almeida ainda tem muitos praticantes no Brasil.
Os admiradores da importância do kigo respeitam em seus haikais o termo ou palavra que indique a estação do ano. Jorge Fonseca Júnior é um deles. Apesar de existirem essas distinções retratadas aqui como correntes, nomes como os de Afrânio Peixoto, Millôr Fernandes, Guilherme de Almeida, Waldomiro Siqueira Júnior, Jorge Fonseca Júnior, José Maurício Mazzucco, Wenceslau de Moraes, Oldegar Vieira, Osman Matos, Abel Pereira e Fanny Luíza Dupré são importantes na história do haikai no Brasil. Novos autores também despontam na modalidade: Como é o caso do meu amigo Se Gyn.
quinta-feira, 3 de março de 2011
07:36
HELENA EMILIA
HAICAIS

MEU CANTINHO PREFERIDO
- HELENA EMILIA
- A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!
0 comentários:
Postar um comentário