sábado, 13 de novembro de 2010

15 NOVEMBRO 1889 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL




          No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
          A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
           No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

INFORMAÇÃO

Há 160 anos, no dia 13 de novembro de 1850, nascia em Edimburgo, na Escócia, Robert Louis Balfour Stevenson, escritor que viria a se tornar um dos maiores de todos os tempos, com o famosíssimo “O Médico e o Monstro“.
Stevenson teve uma vida curta. Chegou a cursar Engenharia, mas não mostrou muito interesse pela matéria. Portador de tuberculose, tentou se mudar para a Europa continental (França e Suíça) e para os Estados Unidos, à procura de um clima que amenizasse sua doença, mas acabou se mudando para Samoa, onde ficou conhecido como “Contador de Histórias”. Foi nestas ilhas que Stevenson morreu, em 1893, aos 44 anos, em casa, em frente de sua esposa, provavelmente de um derrame cerebral.
Escreveu uma extensa lista de poemas, contos e livros, publicados entre 1877 e 1893, ano de sua morte. Suas obras mais famosas são “A Ilha do Tesouro”, “Raptado” e o famosíssimo “O Médico e o Monstro”.


MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut