quarta-feira, 16 de janeiro de 2013












RIO — Pessoas comuns, quando vão parar no hospital por causa de uma noite de bebedeira, costumam fazer promessas de um futuro abstêmio ou simplesmente pegar leve no próximo Happy Hour. Mas quando o ébrio em questão é aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das melhores instituições de ensino do mundo, a lição dada pelo copo resulta em algo mais criativo: cubos de gelo high-tech que, por meio de sensores, alertam quem bebe para a iminência da embriaguez.

O inventor é Dhairya Dand, jovem de 23 anos que foi hospitalizado depois de perder os sentidos com os drinks de uma festa no campus do MIT. A administração da universidade quis puni-lo com a exigência de que ele escrevesse uma pesquisa de 20 páginas sobre os riscos do álcool, mas o aluno do Media Lab apresentou como alternativa a ideia para os cubos inteligentes, disse Dand ao tabloide “Daily Mail”.
Os cubos são feitos com uma espécie de gelatina e carregam uma lâmpada LED, acelerômetro (sensor comum em celulares que monitora os movimentos dos aparelhos) e transmissores infravermelho. A LED exibe as cores do sinal de trânsito de acordo com a velocidade de ingestão do álcool e também a quantidade ingerida. Quando verde, a mensagem é de que a noite está apenas começando. Se vermelho, indica que é hora de parar por ali. Já o acelerômetro calcula quantas vezes o copo foi erguido, estimando com 80% de precisão, garante o dono do invento, o nível de álcool no sangue.
Caso quem está bebendo não respeite os alertas, prosseguindo com os goles, os cubos são capazes de enviar SMSs a seus amigos (por meio do smartphone do bêbado) em que comunica o estado lamentável do sujeito e pede que o levem para casa.
A invenção de Dand já faz sucesso na internet, onde um vídeo demonstrativo atraiu milhares de visualizações em uma semana. O estudante criou a tecnologia sem pretensões, mas a atenção conquistada fez com que ele passasse a pensar em buscar verba para uma versão comercial dos cubos por meio do site de financiamento colaborativo Kickstarter.


MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut