quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Contemplação…



 
 
 
 
 
 
É preciso tomar cuidado com a maneira que olhamos as coisas… As pessoas, as situações, o cotidiano. Nem tudo o que parece ser na realidade é. Mui...
tas vezes, resumimos a nossa aparência em um sorriso para que possamos deixar sair do nosso interior apenas o lado positivo, as coisas boas da vida… Afinal, por que mostrar o lado oculto? Aquele que não é tão bonito assim?

Algumas vezes, observamos pela janela da nossa alma e concluímos que o gramado do nosso vizinho é mais verde que o nosso, que seu jardim é muito mais colorido, que a sua vida se resume em tranquilidade e que, talvez, ele seja mais feliz do que nós, não tenha problemas, nem dúvidas, nem inquietações. Tudo isso se baseia na ilusão de um olhar que possui mais do superficial do que da realidade.

O ser humano só enxerga aquilo que quer ver. Não se importa (mesmo que não seja da sua conta) se o percurso feito pelo vizinho foi cheio de obstáculos, se para conquistar o seu gramado verdinho ele teve que retirar todas as pedras e entulhos do caminho, roçar mato alto, adubar o solo, tornar o terreno fértil. Ninguém viu o processo, apenas o resultado e assim fica fácil formar opiniões a respeito do quão cuidada e bonita é aquela grama.

Talvez ninguém tenha parado para observar as mãos calejadas do vizinho que precisou usar muito a sua enxada para retirar as ervas daninhas e só então começar a preparar o jardim. Ninguém viu as mudas crescerem e a luta que foi exterminar as pragas. Ninguém sentiu a emoção de ver a primeira flor desabrochar e inspirar todas as outras na primavera… O que foi visto foi apenas o resultado colorido da diversidade de espécies.

Não se sabe os percalços que o vizinho passou (e passa) no trabalho, na família, na vida ao longo do caminho. Talvez por isso, ninguém compreende que, ao final do dia, ele se sente em sua varanda para apreciar um bom vinho acompanhado de uma boa leitura… “Esse tem a vida que pediu a Deus!” – é o que dizem. “Quisera eu ter esse privilégio da sombra e água fresca!” – é o que pensam. Mas da vida dele, ninguém realmente sabe. Ninguém sente a pressão e o peso que ele carrega em seus ombros.

O fato é que todo mundo passa por isso. Ninguém tem essa vida glamourosa que muitos pensam, por mais que possa parecer. Não que se queira mostrar glamour sempre, nada disso… Mas expressar o que de melhor há em nossa vida, nessa trajetória divina, é inspirador… é o que ajuda na motivação para continuarmos a trilhar a nossa estrada. A única coisa que precisamos ter em mente é que nada é fácil, nada cai do céu pra ninguém e que, ao admirarmos o jardim majestoso do nosso vizinho, tenhamos a consciência de que foi preciso muito trabalho para ele crescer e são necessárias muitas doses de dedicação diária para que a beleza se mantenha.
 
Helena

0 comentários:

Postar um comentário

MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut

Ocorreu um erro neste gadget