segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Musicas





Texto de Helena Emília




As músicas mexem com a cabeça do ser humano seja pelo ritmo, pela letra, pela batida, enfim vários fatores fazem da música algo primordial ao ser humano, tanto é que o mercado musical é um dos mercados que mais lucram no Universo.
O grande sucesso desse tipo de negócio se deve à paixão e à necessidade que o ser humano tem em ouvir música seja para relaxar, para dançar, para se divertir…
Mas como os humanos não são iguais, as músicas também não poderiam ser para cada gosto existe um tipo de música, existem as clássicas, as dançantes, as românticas, lentas e as agitadas.
Difícil é classificar um único tipo de música que faça sucesso no mundo, as músicas variam de acordo com a região, com a cultura, religião. Mas é fácil perceber alguns tipos de música que fazem mais sucesso que outras, como as músicas pop da Madonna que é um fenômeno mundial, ou então o rock dos Rolling Stones e até mesmo o axé da deusa Ivete Sangalo.
Para ouvir música não é necessário saber qual delas que fazem sucesso no mundo, as músicas que você gosta não precisa estar ao conhecimento de todo mundo, basta fazer sucesso no seu quarto que está ótimo.
Na internet uma das coisas mais procuradas são letras de músicas, em geral músicas românticas e as músicas mais tocadas do momento. As pessoas geralmente procuram letras de músicas por se tratarem de coisas reais, histórias de amor não correspondido que traduz em grande parte o que as pessoas sentem; isso sem contar, as melodias que sempre combinam com as letras.
As músicas nacionais são bem procuradas, mas as internacionais têm maior acesso, a procura é sempre maior pelas traduções. As procuras são muito diversificadas, porque o Brasil é constituído de mistura de culturas o que faz com que os gostos sejam diferentes e bem variados, entre as músicas top do país estão ritmos mais conhecidos e tipicamente brasileiros como, pagode, axé, sertanejo, forró, funk e até mesmo músicas gospel, e estes com certeza são os tipos de letras musicais mais procurados.
O gosto do brasileiro em geral é muito interessante, pois é difícil encontrar uma pessoa que goste apenas de um estilo musical, o fato de sermos fruto da miscigenação faz com que tenhamos um gosto musical bem mais amplo do que o resto do mundo, e faz também com que nossa paixão pela música seja explícita.
MPB é a sigla resignada para Música Popular Brasileira, ou seja, é o gênero musical que realmente traduz o Brasil, mas é um tipo de música que traduz nossa identidade que é muito rica culturalmente e que não faz sucesso como deveria, apesar de ser música popular, a população brasileira não se interessa muito por esse gênero musical, por se tratar de um país que tem em sua maioria, habitantes pobres e de pouca instrução e cultura e maioria acaba ouvindo apenas as músicas que tocam nas rádios pela facilidade de acesso.
A música de gênero MPB consiste de vários instrumentos cada um com seu valor histórico constatando a veracidade brasileira em forma de canções, há tempos atrás o único tipo de música que embalava o país era este, em ditadura ou república os brasileiros faziam questão de exaltar as nossas maravilhas cantarolando as músicas de artistas prestigiados de nossa cultura, mas nos anos 90 com a importação da música americana, a nossa brilhante canção decaiu no gosto popular dando espaço a outros tipos de músicas que são muito tocadas até hoje.
Durante uma década pouco se ouviu falar sobre a MPB no Brasil, porém com a virada do século a música popular ganhou uma repaginada que foram bem aceitas pelos críticos e até mesmo pela população, as novas canções retornaram às paradas de sucesso sendo cantadas em vozes femininas consagradas como da saudosa Cássia Eller, Zélia Duncan, Gal Costa, Simone, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, todas, donas de vozes marcantes e maravilhosas que trouxeram a magia do MPB para as rádios, para as novelas e finalmente para o gosto popular.
Alguns anos depois surgiu uma nova turma de belos cantores que estão se consagrando e aos poucos estão trazendo novamente as músicas deste tipo para o cotidiano dos brasileiros, entre os novos grandes nomes se encontram personalidade como Maria Rita (que não poderia ter seguido outro caminho já que é filha da maravilhosa Elis Regina), Roberta Sá, Isabella Taviani, Paula Lima, Ana Cañas, Céu, e muitas outras que ainda tem muito para mostra e encantar trazendo novamente a nossa cultura para o gosto popular.
Tanto no samba, quanto na MPB, no sertanejo ou até mesmo na música estrangeira sempre nos identificamos com algo que nos remete a nossa própria vida e dessa forma conseguimos usar a música para declarar uma paixão, para extravasar um sentimento, para abnegar alguns sentidos e encontrar nas palavras das canções frases que expliquem o nosso modo diferenciado de viver e aproveitar a vida.
Por sermos tão alegres e festivos é que o povo se expressa através da música, até porque nada melhor para nos identificar, do que algo animado.
Em qualquer uma de suas vertentes a música conta um pouco da história desse povo tão sofrido, mas que não pede a alegria de viver.

Helena Emília.

0 comentários:

Postar um comentário


MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut