segunda-feira, 3 de março de 2014

TRÁFICO HUMANO

















A CF 1014 (Campanha da Fraternidade) escolheu como tema umas das formas de criminalidade que envergonham a humanidade, o tráfico humano. Pretende-se com a campanha contribuir para forçar a conscientização, a prevenção, a denúncia e o repudio com relação a esta atividade ilegal, além de apelar
tanto para o Estado como para toda a sociedade civil a fim de que se empenhem em coibir tal iniquidade.

O Tráfico Humano – recrutamento ou transporte de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso de força. A fraude ou engano à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter a liberdade.
O tráfico humano é uma realidade no mundo atual e é algo que não podemos ignorar. Assusta-nos até onde chega à perversidade de traficar seres humanos como se fossem coisas.
Essas pessoas passam por crueldade e humilhação. Por ser um ato criminoso que não deixa vestígios, pois são praticadas de forma dissimulada, de forma enganosa, as pessoas são aliciadas, enganadas com propostas de empregos com ganhos razoáveis, com promessas de uma vida melhor e como a pobreza permeia os lares das principais vitimas do tráfico humano como: mulheres, jovens, adolescentes e até crianças, contribuem para que essas pessoas, sem as informações devidas, aceitem a tal proposta, porém oculta as reais finalidades.
Centenas de milhares de jovens, mulheres, desaparecem. Constata-se que a maioria das pessoas que são traficadas vive em situação de miserabilidade forçada a uma vida infernal onde não há efetivação dos direitos sociais fundamentais como, por exemplo, educação, emprego, formulação de políticas públicas voltadas à erradicação da pobreza e promoção desses direitos, para que assim, haja a distribuição de justiça social. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano.
O tráfico de seres humanos é um tema da atualidade e de grande repercussão no mundo, são de relevância o estudo e a divulgação nos meios sociais, pois é uma prática criminosa que não deixa muitos vestígios de incriminação, pois os criminosos agem por meio do crime organizado da tecnologia e da globalização para a proliferação, extensão dos negócios.
E apesar das evoluções histórias e sociais pelas quais têm passado a sociedade, essa prática criminosa não deixou de existir, persistindo até a modernidade, em pleno século XXI, como conduta abominável, intitulada como escravidão moderna contemporânea.
Entende-se por escravidão o ser humano ser colocado na condição de coisa, mercadoria, podendo ser vendido, comprado ou alugado como bem entender o seu dono.
O tráfico de seres humanos deve ser entendido de forma extensa, compreendendo não somente o tráfico para fins sexuais, como também para o trabalho escravo e para a extração de órgãos, compreendendo três modalidades.
Os criminosos agem por meio do crime organizado, o qual se beneficia da Globalização, expandindo o negocio ilícito, horrendo, (tráfico de pessoas) pelo mundo transpassando fronteiras.
A realidade é assustadora e os noticiários diariamente nos mostram a tristeza deste tipo de ação, que na sua totalidade escondem o que é de mais cruel o tráfico de tantos jovens, mulheres ávidos a buscarem recursos para terem mais dignidades e sobrevivência. O tráfico de pessoas é uma atividade que destrói a dignidade do ser humano, e que a sociedade esta hoje atenta quanto a esse assunto.
O tráfico humano é um negócio do futuro para as organizações criminosas. Já esta superando o crime das  armas e das drogas o negócio mais lucrativo é o tráfico humano.
O tema da Campanha da Fraternidade veio em um momento muito oportuno. São vários relatos de pessoas marcadas pelo sofrimento causado pelo ser humano. É hora de amparar as pessoas que sofreram e sofrem com a experiência do tráfico humano e nos atentar para esta triste realidade que nos rodeia.

0 comentários:

Postar um comentário


MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut