terça-feira, 9 de abril de 2013

FELICIDADE


 










Estávamos no descanso do almoço no trabalho conversando, quando uma mocinha de 18 anos que trabalha comigo me perguntou, o que é felicidade, ela existe? Pegou-me de surpresa, sinceramente fiquei sem resposta, e isso me deu a curiosidade de pesquisar, de ler e escrever a respeito da felicidade.
 Provavelmente cada pessoa que responder a esta pergunta apresentará um resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível e cada pessoa tem um conceito sobre o que é felicidade e como conquistá-la, a dificuldade está na maneira de como lidamos com as adversidades da vida. Podemos dizer também que a felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietação são transformados em emoções ou sentimentos que vai desde o acontecimento até a alegria intensa. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade – pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Por outro lado, há uma idéia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente etc..  Além disso, a idéia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.     
A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo especifico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoa que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, onde não é necessário nenhum motivo para elas estarem em estado de felicidade.
Os filósofos associavam a felicidade com o prazer, uma vez que é difícil definir a felicidade como um todo, de onde ela surge, os sentimentos e emoções evolvidos.
Para os psicólogos eles acreditavam que para medir a felicidade, é necessário avaliar fatores físicos e psicológicos: renda, idade, preferências religiosas, políticas, estado civil e por ai vai.
Em estudos também pude verificar que a conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los. Um sentimento que expressa de alguma forma, satisfação em ter uma necessidade saciada. Compreender essa sensação é saber individualizar no universo pessoal, pois é que o motivo de felicidade para uns, pode ser infelicidade para outros é um sentimento que pode diferenciar em cada instante tendo significado diferentes.
A felicidade plena e absoluta não existe. Também não existe receita, manual que possa dar garantia plena de vive 100% feliz. A busca é por momentos e sensação de felicidade.
Os antigos gregos tinham um conceito estranho sobre a felicidade era chamado de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. A palavra eudemonia, é composta do prefixo “eu”, que significa “bom”, e de “daimon” “demônio“, que, para os gregos é uma espécie de semideus ou de gênio, que acompanhava os seres humanos. Ser feliz era dispor de um bom demônio o que estava relacionado à sorte de cada um.
Bem se eu perguntasse a vocês o que é felicidade, tenho certeza que vou ter inúmeras respostas, pois a felicidade cada um define do seu jeito e seu estado de espírito. Eu sei onde está a minha felicidade e você sabe onde esta a sua? Afinal o que é felicidade, oh! Palavrinha difícil.
Eu gosto muito desta letra da música do Daniel e eu a deixo para todos vocês esta reflexo, “Para ser feliz o que o ser humano necessita?”
Pra Ser Feliz - Daniel
Ás vezes é mais fácil reclamar da sorte             
Do que na diversidade
Ser mais forte
Querer subir, sem batalhar
Pedir carinho, sem se dar
Sem olhar do lado
Já imaginou de onde vem
A luz de um cego
Já cogitou descer
De cima do seu ego
Tem tanta gente por aí
Na exclusão, e ainda sorri
Tenho me perguntado
Pra ser feliz
Do que o ser humano necessita
O que é que faz a vida ser bonita
Ah resposta, onde é que está escrita
Pra ser feliz
O quanto de dinheiro eu preciso
Como é que se conquista o paraíso
Quanto custa?
Pro verdadeiro sorriso
Brotar do coração
Talvez a chave seja a simplicidade
Talvez prestar mais atenção na realidade
Porque não ver como lição
O exemplo de superação
De tantas pessoas
O tudo às vezes se confunde com o nada
No sobe e desce da misteriosa escada
E não tem como calcular
Não é possível planejar
Não é estratégico.

Helena Emilia.

0 comentários:

Postar um comentário


MEU CANTINHO PREFERIDO

Minha foto
A Rádio Jovem FM Online é direcionada a todo tipo de público e com todos os generos musicais. Esse é um dos ingredientes aqui na Radio Jovem FM Online. Estamos sempre interessados no bem estar e lazer dos nossos ouvintes. Por isso, buscamos a cada dia mais motivos para agradar você ouvintes!! SEJAM TODOS BENVINDOS E SE SINTAM JOVENS!!!

Todos nós precisamos de Amor e Carinho




Gatinha

Frases para Orkut